Manter a mente sã na melhor idade ou em qualquer fase da vida não precisa ser um grande desafio. Muitos dos problemas de memória e concentração são causados por cérebros desnutridos.
Portanto, para manter a saúde do cérebro e prevenir o declínio cognitivo, é preciso ter uma boa alimentação e hábitos saudáveis.
O cérebro é fundamental para todas as atividades realizadas no dia a dia e assim como o restante do organismo, ele também precisa também precisa de alimento.
Determinadas substâncias nos tornam mais inteligentes, ajudam a aumentar a memória e previnem doenças neurodegenerativas, uma vez que melhoram a comunicação entre os neurônios, chamada sinapse.
Aliás, para que ocorram as sinapses são necessárias substâncias químicas que para serem formadas necessitam de determinados nutrientes que DEVERÍAMOS obter através da alimentação. Infelizmente o que vemos atualmente é um empobrecimento cada vez mais da qualidade nutricional da nossa alimentação. Desta forma indico sempre o uso de suplementação para manter a saúde e ainda mais importante prevenir doenças.
Pesquisas na área de neurociência demonstram que a prática de exercícios físicos é capaz de promover a neurogênese, ou seja, a formação de novos neurônios e, portanto, melhorar a memória.
Mas para manter a mente sã é preciso também uma boa alimentação, com antioxidantes, ácidos graxos e vitaminas do complexo B. Assim como uma correta função intestinal.
Somente um intestino saudável consegue absorver com qualidade os nutrientes provenientes da alimentação ou da suplementação e dessa forma, melhorar a cognição. Como está seu intestino?
Memória e alimentação
A membrana dos neurônios é formada de gorduras boas, portanto, elas são necessárias para seu cérebro trabalhar melhor.
Óleo de coco, azeite de oliva, manteiga ghee, banha de porco, bem como as oleaginosas castanha de cajú, castanha do pará, nozes, amêndoas e frutas como o abacate, são ótimas fontes de gorduras boas e dessa forma, devem ser incluídas na dieta para manter a mente sã e outras doenças longe.
Ômega 3
Um dos mais importantes nutrientes para o cérebro é o ômega 3. Ele pode ser encontrado em formas naturais em peixes como o salmão, sardinha, atum e em sementes oleaginosas, ou de maneira artificial através de suplementos alimentares.
Cerca de 60% da massa sólida do cérebro é composta por lipídeos, sendo a maioria deles ácidos graxos insaturados ômega-3 e ômega-6. Portanto, são essenciais para a estrutura e função cerebral normal.
Sistema límbico trabalha com DHA, componente do ômega 3, é um combustível para seu raciocínio e seu cérebro
O ômega 3 é fundamental para ter uma boa saúde cerebral. Inteligência, raciocínio rápido e outras coisas mais.
Considerado um alimento funcional, pois age no organismo de várias formas, os principais benefícios do ômega 3 são:
- Redução dos triglicerídeos
- Redução do colesterol total
- Função cardioprotetora
- Redução dos danos vasculares
- Ação anti-inflamatória
- Ação antioxidante
- Melhora da atividade cerebral
- Efeito protetor contra Alzheimer e Parkinson
O ômega-3 desperta especial interesse principalmente porque sua ingestão é considerada baixa em dietas ocidentais. De modo que a maior parte dos indivíduos tem deficiência de ômega 3.
Compre seu ômega 3 AQUI
O baixo nível desse ácido graxo está relacionado com o aumento da incidência de doenças degenerativas, desordens psiquiátricas, esquizofrenia, depressão e processo inflamatório crônico.
Colina
A ingesta adequada de ovos proporciona ao organismo o nutriente necessário para produzir um importante neurotransmissor, a acetilcolina.
O ovo possui uma substância chamada colina, precursor da Acetilcolina, a qual está ausente em pacientes com demência e Alzheimer.
Além do ovo, a colina também pode ser encontrada em uma variedade de alimentos de origem animal e vegetal, como fígado, carnes, peixes, camarão, soja, farelo de aveia, couve de bruxelas, brócolis, e couve-flor.
Alimentos que prejudicam o cérebro
Assim como há alimentos que favorecem a manter uma mente sã, outros prejudicam o funcionamento do cérebro.
Carboidratos e açúcares em geral são maléficos e mais viciantes que a cocaína!
Assim como as drogas, os açúcares liberam dopamina na área do cérebro chamada de núcleo da recompensa.
Experimentos com ratos mostraram que eles passavam mais tempo no recipiente de água com açúcar do que o que continha cocaína.
Por isso, se livrar do açúcar pode ser difícil nos primeiros dias, por conta da abstinência. Mas esses efeitos de fraqueza e desânimo são temporários. Após esse período o organismo passará a utilizar as gorduras como fonte de energia.
Então, ao invés de comer um pãozinho ou uma bolacha no lanche, faça um mix de castanhas. É muito mais saudável e benéfico para manter a mente sã.
Diversos estudos também demonstram que a privação do sono impacta negativamente na consolidação da memória. Para manter a mente sã, melhore seu sono.
Mantenha a mente sã
Manter a mente sã não é difícil. É possível envelhecer e manter o cérebro saudável. A perda de memória não é algo natural. Melhore a cognição com nossas dicas:
Pratique o jejum
O Jejum intermitente traz diversos benefícios para a saúde. Um deles é a melhora da memória.
Por isso, vários neurocientistas recomendam que se pule o café da manhã e mantenha o jejum de 14 a 16 horas. Se você não leu ainda sobre o assunto tem uma matéria completa aqui no site. Saiba mais: A Importância do Jejum para a Saúde.
Suplementação com ômega 3
Um dos suplementos nutricionais que mais ajudam o cérebro é o suplemento de ômega 3. Ele é essencial para manter a mente sã.
Mas não basta consumir qualquer suplemento. É preciso saber se o ômega 3 é verdadeiro. Não adianta você usar um suplemento que está cheio de metais pesados como o Mercúrio.
Inclua o verdadeiro ômega 3 na sua dieta diária e tenha uma vida mais saudável e equilibrada.
O suplemento de ômega 3 da HND é composto de Ômega 3,6 e 9 e vitamina E, ideal para melhorar a sua saúde cerebral. Mais informações AQUI.
Detox Kriyá
Como vimos no início, tudo começa com um intestino saudável. Para isso, nada melhor do que promover uma verdadeira faxina no organismo. Visto que as toxinas impedem que o organismo funcione de maneira plena e prejudicam muito a saúde do intestino.
Já falamos inúmeras vezes mas vale ressaltar novamente, a importância da limpeza intestinal para os pacientes com quadros de depressão, bipolaridade, fibromialgia, ansiedade e insônia. Uma vez que a Serotonina, que é o principal neurotrasmissor associado a alegria, ao prazer e ao bem estar é produzida 85% no intestino. Ou seja se o seu intestino não estiver saudável, pouco ou quase nada será produzido.
O Detox Kriyá é uma forma de purificação orgânica natural baseada na Medicina Ayurvédica que irá desintoxicar o seu corpo de uma maneira totalmente eficaz.
A desintoxicação com o Detox Kriyá não causa nenhum tipo de dor, cólica, diarreia ou irritação do intestino. Uma vez que é formulado e balanceado com nutrientes específicos que facilitam a eliminação de toxinas. Tem registro na ANVISA que atestam que é um complemento alimentar seguro e indicado a partir de 30kg.
Limpe, desinche, desinflame e equilibre o organismo. Sua mente vai sentir a melhora também.
Programe já a sua desintoxicação!
Eu sou Bianca Enricone, agradeço a sua companhia até aqui e convido você a embarcar nessa jornada em busca de uma vida plena! Peço que visite o site e as redes sociais se inscreva no canal, e me ajude a divulgar e compartilhar a saúde integral.
Siga a Dra. Bianca Enricone nas Redes Sociais:
Fotos: Divulgação / Arquivo Pessoal
Fonte: Bianca Enricone
Assessora de Imprensa
Leia também: Como tratar problemas gástricos de forma natural