Energéticos fazem mal à saúde?

Bianca Enricone - Energéticos Fazem Mal À Saúde? - Detox Kriyá - Foto Divulgação

Os efeitos estimulantes dos energéticos escondem sérios efeitos colaterais como insônia, irritabilidade, agitação e, mais gravemente, a aceleração dos batimentos cardíacos que pode levar à morte.

As bebidas estimulantes garantem um “bum” de energia em apenas uma latinha, além de melhorar a concentração e a velocidade de reação e manter o estado de alerta.

Muito consumidas, principalmente entre os jovens e praticantes de atividades esportivas. Bem como por pessoas com uma rotina atribulada.

Muitos já acordam cansados e abrem uma latinha de energético para ficar a mil.

Por causa das grandes quantidades de cafeína, além de taurina, vitaminas e açúcares até podem promover um “up”, mas pelo excesso principalmente de cafeína não devem ser consumidos sem controle. Pois podem fazer mal à saúde!

O mesmo vale para pílulas de cafeína e outras substâncias que prometem energia imediata.

O que pode ser inofensivo para alguns, pode ser fatal para outros.

É a cafeína que faz mal no energéticos?

Sim. Embora possa ser benéfica em doses moderadas, altas dosagens, como as presentes nos energéticos, pode fazer mal ao coração.

Às vezes só com a ajuda da cafeína, para espantar o cansaço, mas existe um limite para seu consumo.

Adultos, por exemplo, podem ingerir no máximo 2,5 miligramas de cafeína por quilo de peso. Assim, o máximo que uma pessoa de 60 quilos pode consumir é 150 miligramas.

A quantidade de cafeína nas bebidas estimulantes varia de 35 até 100 miligramas a cada 100 ml.

Em geral, cada latinha de energético equivale a cerca de três xícaras de café.

Bianca Enricone - Energéticos Fazem Mal À Saúde? - Foto Divulgação
Bianca Enricone – Energéticos Fazem Mal À Saúde? – Foto Divulgação

Porém, como você sabe, a cafeína não está presente apenas nos energéticos. Portanto, é muito fácil ultrapassar esse limite diário.

Os efeitos da cafeína estão relacionados com a quantidade e a sensibilidade de cada um.

A quantidade que uma pessoa não causa nada, para um hipertenso pode levar ao aumento dos batimentos cardíacos e da pressão arterial e aumentar o risco de morte.

Doses de até 2 mg por quilo corporal provocam estado de vigília, diminuição da sonolência, alívio da fadiga e aumento da respiração, da frequência cardíaca, da produção de urina e do metabolismo.

Já altas dosagens, como de 15 mg por quilo, pode intoxicar o organismo, levando a taquicardia, tremores, insônia, irritabilidade, nervosismo e desidratação.

Energéticos e problemas cardíacos

A cafeína promove a liberação pelo sistema nervoso simpático de hormônios estimulantes, como adrenalina e noradrenalina. Estes aumentam a frequência cardíaca, quadro conhecido como arritmia. Quando há um histórico de doença cardíaca, essa aceleração pode ser fatal.

Outro efeito da cafeína sobre o sistema cardiovascular é o estreitamento dos vasos sanguíneos, fazendo com que a pressão aumente. Essas ações podem servir de estopim para um infarto ou derrame em pessoas que já tem propensão de problemas cardíacos ou vasculares.

As consequências podem ser piores em crianças, adolescentes e idosos que são mais suscetíveis aos efeitos da cafeína.

Fazer exercício e tomar energéticos é um perigo

Bianca Enricone - Energéticos Fazem Mal À Saúde? - Foto Divulgação
Bianca Enricone – Energéticos Fazem Mal À Saúde? – Foto Divulgação

Embora já tenha sido indicada para praticantes de atividades físicas, a ingestão indiscriminada de energéticos antes dos exercícios é um perigo. É o que alerta um estudo do Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Texas, nos Estados Unidos.

O principal problema está relacionado à redução do diâmetro dos vasos sanguíneos provocado pelos energéticos e que compromete o funcionamento do sistema cardiovascular.

Isso pode se tornar ainda mais sério porque, ao exercitar, o organismo precisa que a função arterial esteja funcionando no seu máximo para assim, levar oxigênio às células rapidamente.

Com a redução no diâmetro dos vasos o coração precisa trabalhar mais durante os exercícios. Essa situação se torna propícia para a ocorrência de uma parada cardíaca.

Os efeitos do excesso de energéticos no organismo
  • Contrações musculares
  • Fasciculação (pálpebras tremulas)
  • Infarto
  • AVC
  • Erosão dentária
  • Gastrite

Composição dos energéticos

A maioria dos energéticos comercializados contém:

H2O – Água: base da fórmula, componente em maior quantidade nos energéticos.

CO2 – Gás carbônico: usado com a função de tornar a bebida gaseificada.

C2H7No3S – Taurina: aminoácido sintetizado pelo próprio corpo, altamente benéfico. Porém, geralmente a taurina usada em energéticos é sintetizada quimicamente.

C8H10N4O2 – Cafeína: alcaloide capaz de estimular o sistema nervoso central, provocando o estado de alerta.

C6H12O6 – Inositol: constituinte celular, envolvido em diversos processos bioquímicos. Aumenta a atenção e concentração.

Como você viu, nem tudo que está presente nos energéticos faz mal. As bebidas energéticas contêm também vitaminas do complexo B, que contribuem para o metabolismo e redução do cansaço e da fadiga.

Muito se fala da taurina, que por estar presente nos energéticos pode ser confundida como algo que faz mal. Porém, ela é benéfica para o organismo que, por conta e da ação desintoxicante, antioxidante, ajuda no funcionamento do sistema cardiovascular.

Taurina é benéfica para o coração

A taurina é um aminoácido não essencial produzido pelo corpo, mas que também pode ser obtido através da alimentação em alimentos como carne, peixe e leite.

Quando ingerida via oral, ajuda a eliminar toxinas do intestino e do fígado.  Seus efeitos biológicos importantes são como antioxidante, anti-inflamatório, antiarterioesclerótica e proteção contra cirrose.

Ela pode proteger contra doenças cardiovasculares e metabólicas, como obesidade e diabetes.

Entre suas ações, fortalece e aumenta a força das contrações cardíacas e protege as células do coração, contribuindo também para o controle da pressão arterial.

“Boom” natural na energia

Mesmo que seu coração pareça estar livre de problemas, isso não serve de argumento para abusar dos energéticos. Especialmente para quem já atingiu os 40 anos de idade.

Muitos daqueles que à primeira vista parecem saudáveis, podem possuir um risco aumentado de males cardíacos por causa da herança genética. Antes de recorrer aos energéticos, procure opções melhores para combater a fadiga e aumentar a energia.

 A perfeita combinação é um Programa Detox de tempos em tempos e suplementação específica para repor as energias. Talvez você pense, mas minha alimentção é saudável! Indiferentemente se você se alimenta de forma saudável a suplementação se faz necessária uma vez que os alimentos estão pobres em nutrientes.

Conheça os melhores suplementos, com tecnologia exclusiva onde os nutrientes são disponibilizados na corrente sangúinea entre 3 a 5 minutos. Ainda, sem  perdas! Isso mesmo o corpo absorve 99% do que você ingeriu. Outra vantagem é que não há sobrecarrega ao organismo e todos os nutrientes são extraídos de fontes naturais.

Bianca Enricone - Suplementos Cardíacos - Foto Divulgação
Bianca Enricone – Suplementos Cardíacos: Magnus e Aqtúa- Foto Divulgação

Porém se o seu organismo está muito debilitado e você nunca fez uma detoxificação profunda, experimente o Programa de Detox Kriyá que também promove mais energia e disposição. Isso acontece porque após uma limpeza profunda no organismo, você fica livre de toxinas e metais pesados e naturalmente você se sente mais disposto. O resultado imediato percebido é o aumento da energia.

Bianca Enricone - Programa Detox Kriyá - Foto Divulgação
Bianca Enricone – Programa Detox Kriyá – Foto Divulgação

Aumente seu vigor físico e mental, ganhe energia e esbanje saúde! Conte comigo para isso.

Programe já sua desintoxicação!

Eu sou Bianca Enricone, agradeço a sua companhia até aqui e convido você a embarcar nessa jornada em busca de uma vida plena! Peço que visite o site e as redes sociais se inscreva no canal, e me ajude a divulgar e compartilhar a saúde integral.

Bianca Enricone - Foto Divulgação
Bianca Enricone – Foto Divulgação

Siga a Dra. Bianca Enricone nas Redes Sociais:

Facebook 

Instagram 

YouTube

Fotos: Divulgação / Arquivo Pessoal

Fonte: Bianca Enricone
Assessora de Imprensa

Leia também: Magnésio: O Mineral Essencial para o Organismo

Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros Artigos

Precisa de ajuda?