Falsos alimentos saudáveis! Cuidado, quem são eles?

Bianca Enricone - Cuidado Com Os Falsos Alimentos Saudáveis!- Detox Kriyá - Foto Divulgação

Muitas vezes pensamos que estamos fazendo boas escolhas ao optar por alguns alimentos considerados “saudáveis”, porém, muitos deles são os falsos alimentos saudáveis!  Isso mesmo, eles podem fazer mais mal do que bem para o organismo.

Você sabe quais são esses alimentos? Inclusive será que os alimentos que você está consumindo fazem realmente bem à sua saúde?

Esse post talvez gere alguma polêmica. Fomos induzidos a acreditar que certos alimentos são melhores escolhas, porém, ao analisarmos os efeitos desses alimentos no organismo e colocarmos na balança, eles trazem mais malefícios do que benefícios.

A alimentação é essencial para a nossa saúde. Já vimos a importância de uma alimentação saudável e quais as consequências da má alimentação.

Então, você já deve estar curiosa para saber quais alimentos são os vilões da saúde. Te falo aqui:

Alimentos que geram pico de insulina não são bons.

A insulina, apesar de importante, é um agente inflamatório e gerador de doenças. (Vamos falar mais adiante sobre isso). Aqui incluímos desde o carboidratos até as frutas. Neste sentido o açúcar é um dos principais vilões da saúde e da dieta.

Certamente já ouviu falar que os alimentos que contenham glúten prejudicam a saúde intestinal. Então basta comprar alimentos ditos sem glúten? Não! Eles têm altas quantidades de açúcar!

Infelizmente todos os alimentos que sofrem alguma transformação que não seja natural, que contenha substâncias químicas são agressivos ao corpo. Igualmente  produtos integrais, como pães, biscoitos, cereais também prejudicam o organismo.

Enfim, nos fizeram acreditar que esses alimentos são melhores escolhas, quando na verdade não é bem assim. Não raro que muitos alimentos considerados saudáveis fazem mais mal do que bem.

Quais os perigos que os falsos alimentos saudáveis escondem?

Listamos aqui os principais falsos alimentos saudáveis e falaremos um pouco mais de cada um:

Suco de fruta (até mesmo os naturais!)

Não é novidade que os sucos de caixinha não fazem bem e ainda, que possuem pouquíssima polpa de fruta e quantidades estrondosas de açúcar.  Aliás, um copo de suco de caixa pode conter mais açúcar que um copo de refrigerante!

Veja mais em: http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2015/01/1574746-sucos-de-caixinha-tem-tantas-calorias-quanto-refrigerantes.shtml

Agora você sabia que até os sucos naturais, até mesmo os espremidos na hora como o suco de laranja são falsos alimentos saudáveis?

Bianca Enricone -Cuidado Com Os Falsos Alimentos Saudáveis!- Detox Kriyá - Foto Divulgação
Bianca Enricone – Cuidado Com Os Falsos Alimentos Saudáveis!- Detox Kriyá – Foto Divulgação

A saber as frutas possuem frutose, que é um tipo de açúcar. Como já vimos, açúcar é prejudicial, porém, quando se come a fruta inteira, se ingere também as fibras que estão presentes nas frutas. Assim, estas fibras fazem com que a absorção seja mais lenta e, dessa forma, não gere um pico de insulina.

Entretanto, quando transformado em suco, se elimina grande parte das fibras. Sobretudo, por não conter fibras, o suco natural em si aumenta muito a insulina.  E como veremos com mais detalhes adiante, a insulina aumenta prinncipalmente a inflamação crônica do corpo, fato que pré-dispõe o aparecimento e agravamento das doenças.

Para se ter uma ideia, o suco de 1 laranja provoca a liberação de 4 vezes mais insulina do que comer a fruta inteira. Cuidado com os falsos alimentos saudáveis!

Esse impacto é também sentido pelo fígado, já que é ele o órgão responsável por metabolizar a frutose e pode inclusive pré-dispor para quadros de esteatose hepática não alcoólica.

O ideal é consumir a fruta inteira e, se possível, acompanhada de outras fontes de fibras para diminuir seu índice glicêmico.

Quais os Falsos Alimentos Saudáveis?

Pão integral

Apesar de possuir fibras, os pães integrais recebem mais glúten na sua composição para deixa-lo mais macio. Esse é o grande vilão dos pães integrais.

O glúten, por sua vez, é uma proteína de difícil digestão. Portanto, sua retirada da dieta melhora o metabolismo intestinal, ativa o metabolismo, rejuvenesce, melhora o sono, a disposição e emagrece.

Em sua  composição estão dois grupos de proteínas, a gliadina e a glutenina. A gliadina promove a ativação de uma substância que se encontra entre as células intestinais chamada zonulina. A zonulina aumenta a permeabilidade da membrana intestinal e consequentemente a inflamação do intestino e de todo corpo.

Se você opta pelo pão integral por causa das fibras, o melhor é procurar outras fontes de fibra como os vegetais que possuem bem mais do que o pão integral.

Pão sem Glúten

Você pode pensar: se o glúten é o grande vilão dos pães, o melhor é comer pão sem glúten? Errado.

Alimento sem glúten não é sinônimo de mais saudável, pelo contrário. Para melhorar a textura, são adicionados aos pães sem glúten mais açúcares e gorduras, tornando-os falsos alimentos saudáveis, uma vez que não tem grande valor nutricional.

Por conter mais açúcar, o pão sem glúten aumenta a insulina, a inflamação e pré-dispõe o aparecimento de doenças.

Leite de soja

Nos venderam a soja como uma melhor opção que o leite comum. A verdade é que o leite de soja é um falso alimento saudável. A soja é um alimento inflamatório e contém os chamados anti-nutrientes, ou seja, dificulta a absorção de nutrientes que seu organismo precisa.

Isso acontece porque a soja contém ácido fítico, sustância que dificulta a absorção de cálcio (Ca), Magnésio (Mg), Ferro (Fe), Cromo (Cu) e Zinco (Zn). Com o consumo prolongado do leite de soja, você começa a ter deficiência desses nutrientes. A digestão e absorção proteica também é dificultada, pois a soja inibe a enzima tripsina que quebra a proteína em unidades menores.

A soja também teria um efeito hormonal. Rica em isoflavonas, substâncias com estrutura similar ao hormônio feminino estrógeno, ele pode atrasar a puberdade masculina devido ao excesso de fitoestrógenos. E nas meninas, infelizmente está associado com a antecipação da menstruação.

Outros malefícios da soja incluem a sua toxicidade e altos níveis de alumínio e manganês. Inibe ainda a transformação do T4 em T3 favorecendo o aparecimento do hipotireoidismo, leva à deficiência de vitamina B12 e vitamina D, entre outros.

Granola

A granola é outro exemplo dos alimentos considerados saudáveis. Na verdade, a granola é uma mistura de cereais, frutas secas, mel e xarope, ou seja, muito açúcar. Com exceção da castanha e nozes, os outros componentes aumentam a insulina e consequentemente a inflamação e doenças.

Bianca Enricone -Cuidado Com Os Falsos Alimentos Saudáveis!- Detox Kriyá - Foto Divulgação
Bianca Enricone – Cuidado Com Os Falsos Alimentos Saudáveis!- Detox Kriyá – Foto Divulgação

O mesmo vale para os cereais matinais, cereais integrais e as famosas barrinhas de cereais que tem um nível baixo de nutrientes e são ricas em açúcar.

Mas a lista dos falsos alimentos saudáveis não para por aí.  Por exemplo a margarina é um alimento produzido totalmente artificialmente e não traz nenhum benefício. Além disso, Iogurtes, leite desnatado, isotônicos, tapioca, batata inglesa, gelatina, frutas secas e todos os produtos light e diet são mais maléficos que os normais.

Como fugir dos falsos alimentos saudáveis?

Talvez com tantos alimentos ditos como “saudáveis”, fica difícil saber quais realmente fazem bem. Algumas orientações ajudam a fugir de vez desses falsos alimentos saudáveis e aí sim, melhorar sua qualidade de vida.

Concluindo, prefira os produtos naturais, inclua mais vegetais na sua alimentação. Do mesmo modo, evite sucos de fruta, prefira comer a fruta inteira. Também evite os alimentos industrializados, quando não for possível, dê preferência para os alimentos que foram menos processados.

Certamente versões light, diet, sem glúten, tiveram acrescentadas em sua fórmula substâncias que suprem a ausência do componente retirado. Por isso costumam ser mais prejudiciais que as suas versões originais.

Igualmente fuja dos alimentos com alto índice glicêmico. Atualmente o açúcar é um verdadeiro vilão da dieta e da saúde. Logo, diminua a ingestão de carboidratos.

Da mesma forma busque saber quais os efeitos que suas escolhas alimentares causam no organismo. Só assim você conseguirá se orientar e buscar opções verdadeiramente saudáveis.

O mal do açúcar e os altos níveis de insulina!

Para explicar a insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas e liberado quando o nível de glicose no sangue aumenta. Assim, ela desempenha papel importante no transporte da glicose do sangue para dentro das células para então ser usada como fonte de energia.

No entanto, quanto mais glicose no sangue, mais insulina o pâncreas produz e maior a tendência das células em resistirem à entrada de glicose.  O importante a saber é que a resistência à insulina pode evoluir para diabetes do tipo 2.

Apesar de importante para o controle da glicose sanguínea, altos níveis de insulina deixam o organismo em um estado inflamatório. Esse estado favorece o aparecimento e desenvolvimento de muitas doenças como, por exemplo, obesidade, doenças cardíacas, câncer, esteatose hepática, insuficiência renal, doença inflamatória intestinal, inflamação crônica e geração de radicais livres.

Bianca Enricone -Cuidado Com Os Falsos Alimentos Saudáveis!- Detox Kriyá - Foto Divulgação
Bianca Enricone -Cuidado Com Os Falsos Alimentos Saudáveis!- Detox Kriyá – Foto Divulgação

Acima de tudo controlar a ingestão de glicose, praticar exercícios, aumentar o consumo de fibras, são medidas fáceis e efetivas para melhorar a nossa saúde geral e longevidade.

Organismo saudável elimina melhor as toxinas

Certamente altos níveis de glicose, alimentos industrializados, são tóxicas ao organismo. Aliás, quando o organismo está funcionando perfeitamente, ele consegue reparar os danos, processar e eliminar as toxinas.

Porém, com o excesso do consumo de substâncias nocivas, nosso organismo fica sobrecarregado e não consegue eliminar todas as toxinas. Esses resíduos acabam se acumulando, o que impede o bom funcionamento do organismo e favorece o aparecimento de diversas doenças.

Organismo saudável recupera mais fácil, por isso, limpar o organismo se torna fundamental. O Detox Kriyá ajuda a eliminar as toxinas acumuladas no fígado, vesícula e intestinos. Dessa forma, acalma os processos inflamatórios e neutraliza os radicais livres originários da alimentação inadequada e da exposição à agentes estressores.

O programa Detox Kriyá faz com que nosso corpo trabalhe melhor, previna e combata diversas doenças.

Eu sou Bianca Enricone, agradeço a sua companhia até aqui e convido você a embarcar nessa jornada em busca de uma vida plena! Peço que visite o site e as redes sociais se inscreva no canal, e me ajude a divulgar e compartilhar a saúde integral.

Entre em contato comigo pelo whats app 

Bianca Enricone - Detox Kriyá- Foto Divulgação
Bianca Enricone – Detox Kriyá- Foto Divulgação

Siga a Dra. Bianca Enricone nas Redes Sociais:

Facebook 

Instagram 

YouTube

Fotos: Divulgação / Arquivo Pessoal

Fonte: Bianca Enricone
Assessora de Imprensa

Leia também:  Ambientes saudáveis – pessoas saudáveis e felizes

Compartilhar Post:

3 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros Artigos

Precisa de ajuda?