Search
Close this search box.

Alimentação e câncer: Aprenda a comer para se proteger!

Alimentação e Câncer: Como se Alimentar Melhor pode Prevenir o Câncer

A alimentação e câncer tem uma relação mais importante do que você imagina. Você sabia que seria possível prevenir cerca de 35% dos casos de câncer apenas ao se alimentar melhor?

Uma dieta saudável e balanceada, rica em nutrientes, vitaminas e minerais é o princípio de uma boa saúde. Afinal, somos muito mais do que aquilo que comemos.

Enquanto alguns alimentos podem ajudar a proteger o corpo contra as doenças, outros podem enfraquecer nosso sistema de defesa e aumentar o risco de desenvolvermos doenças.

O câncer é uma dessas enfermidades que pode ser provocada ou prevenida pela alimentação.

Definido como o crescimento descontrolado das células, o câncer é uma doença multifatorial resultante de uma interação entre fatores endógenos e ambientais.

Tabagismo, obesidade, exposição a tipos específicos de vírus, bactérias e parasitas, contato frequente com substâncias carcinogênicas como produtos de carvão e amianto, são alguns dos desencadeadores da doença, mas a dieta é o mais notável deles.

Segundo estudo, cerca de 35% dos diversos tipos de câncer decorrem de dietas inadequadas.

Se a má alimentação é uma das causas, se alimentar melhor pode evitar o câncer.

Conheça os alimentos que podem prevenir o câncer e a importância de manter seu organismo livre de toxinas para uma saúde plena.

Relação entre alimentação e câncer

Casos de câncer têm aumentado no mundo de maneira significativa no último século. Epidemiologistas acreditam que isso está relacionado com a industrialização e a urbanização.

Hoje em dia estamos rodeados de produtos industrializados, processados, com corantes, conservantes. Até mesmo as frutas e vegetais estão cheios de agrotóxicos, cultivados em solos pobres em nutrientes.

Conforme nos alimentamos cada vez pior, nos tornamos também mais sedentários e obesos. Uma combinação perfeita para o desenvolvimento de diversos tipos de câncer. 

De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), um em cada três casos da doença poderia ser evitado com a adoção de dieta saudável, controle de peso e prática de atividade física, principalmente os casos de câncer colorretal e do intestino grosso.

A alimentação e o câncer possuem uma relação próxima, uma vez que uma dieta pobre em nutrientes, com excesso de carboidratos, açúcares e alimentos processados aumentam a inflamação do corpo e levam ao excesso de peso.

O excesso de gordura corporal, por sua vez, provoca alterações hormonais e potencializa um estado inflamatório crônico que estimula o crescimento das células.

Ao mesmo tempo que dificulta a apoptose, uma espécie de morte programada das células, essencial para eliminar células defeituosas.

Várias evidências mostram que seria possível evitar cerca três a quatro milhões de casos novos de cânceres a cada ano apenas alterando a dieta, já que a alimentação desempenha um papel importante nos estágios de iniciação, promoção e propagação do câncer.

Se por um lado existem alimentos que inflamam o organismo e podem favorecer o aparecimento de alguns tipos de cânceres, do outro, existem alimentos que podem evitar seu aparecimento.

Os antioxidantes e demais propriedades protetoras presentes em frutas, legumes, verduras, cereais integrais e oleaginosas ajudam na prevenção contra o câncer, pois fornecem ao organismo substâncias imprescindíveis para combater os radicais livres que atacam as células.

Também é recomendado manter o organismo limpo, livre de toxinas que prejudicam seu funcionamento. Para fazer essa faxina, conte com o Detox Kriyá.
Bianca Enricone - Detox Kriyá - Foto Divulgação
Bianca Enricone – Detox Kriyá – Foto Divulgação

Pense: mais do que começar uma dieta equilibrada agora, é preciso eliminar os resquícios de todos os erros de alimentação que você cometeu até agora e que se acumularam no seu corpo.

Portanto, manter hábitos saudáveis como comer de forma consciente, praticar atividades físicas e fazer um programa de detox é algo que todos devem colocar em prática para ter uma expectativa de vida mais longa, evitar doenças e condições crônicas.

Alimentação para prevenir o câncer

Existem evidências de que uma alimentação saudável auxilia na prevenção e no tratamento do câncer. Porém, não existem alimentos milagrosos, capazes de curar o câncer.

O que podemos fazer é propiciar ao organismo os melhores nutrientes e as melhores condições para que a doença não se desenvolva.

Para isso, inclua na sua dieta:

Frutas e hortaliças

As frutas, legumes e verduras têm assumido um papel de destaque nos estudos que envolvem a prevenção do câncer. 

Segundo Van Duyn & Pivonka, o consumo de frutas e hortaliças tem um efeito protetor contra diversas formas de câncer.

O estudo destaca que aumentar o consumo de  frutas e vegetais é uma forma de reduzir o risco de doenças e maximizar a boa saúde.

As evidências revisadas fornecem suporte para o aumento do consumo de uma ampla variedade de vegetais, em particular, de folhas verde-escuras, crucíferas e amarelo-laranja, e uma grande variedade de frutas, em particular as cítricas.

Fibras

As fibras contribuem para a menor absorção do colesterol, de gorduras e de açúcares, e ajudam a promover a sensação de saciedade.

Seu consumo também auxilia na manutenção da microbiota, estimula o trânsito intestinal e tem efeito protetor contra o câncer de cólon e reto. 

Este conceito foi sugerido por Burkitt, que em 1971, relacionou a elevada ingestão de fibras com a baixa incidência desse tipo de câncer entre a população.

Fitoquímicos 

Os fitoquímicos são componentes encontrados em frutas, legumes e cereais que podem trazer benefícios à saúde, principalmente como antioxidantes.

Isoflavonas, terpenos, carotenóides e inúmeros outros fitoquímicos presentes em diversos alimentos, desempenham um importante papel preventivo contra várias formas de câncer.

Como essas substâncias participam de diversas etapas do metabolismo, estudos indicam que podem interferir direta ou indiretamente na prevenção do câncer, seja atuando como antioxidantes ou na redução da proliferação de células cancerígenas.

Se você quer se alimentar melhor e, quem sabe, evitar o câncer, o American Institute for Cancer Research (AICR) – Instituto Americano para Investigação do Câncer, recomenda:

1. Aumentar o consumo de verduras, frutas, grãos integrais e feijões.

  • Pelo menos 2/3 de seu prato deve conter verduras, frutas, grãos integrais, leguminosas (ex: feijão, ervilha, lentilha), nozes e sementes.
  • Inclua também 3 porções de frutas e verduras frescas na dieta. 
  • Prefira: frutas vermelhas (amora, framboesa, uvas, cerejas, ameixa, melancia, entre outras); Frutas cítricas (laranja, abacaxi, maracujá, limão), maçã, pera e melão; Verduras de folhas verdes.

2. Coma menos carne vermelha 

  • Alimentos de origem animal devem ocupar no máximo 1/3 de seu prato.
  • Não coma mais de 500g de carne vermelha por semana.
  • Evite comer carnes processadas e embutidos como: linguiça, salsicha, salame, presunto, etc.

3. Consuma menos sal

  • Limite seu consumo diário de sal a menos de 2,5g (1 colher de café).
  • Corte ou reduza de sua dieta alimentos processados, pois eles contém alto teor de sódio.
  • Evite sopas de pacote, comidas congeladas, cereais matinais, pães, alimentos enlatados (milho, ervilha, atum, sardinha, etc) ou em vidros (palmitos, picles).
  • Em vez do sal, utilize temperos naturais nas preparações como alho, cebola, salsa, coentro, salsão, manjericão, etc.

4. Evite açúcar e alimentos com baixo valor nutritivo

  • Evite o consumo de bebidas açucaradas como refrigerantes, energéticos, sucos industrializados ou naturais acrescidos de açúcar, isotônicos e cafés e chás adoçados.
  • Alimentos como balas, tortas, bolachas recheadas e sorvetes devem ser evitados ao máximo.
  • Em excesso, os alimentos ricos em calorias e pobres em nutrientes podem levar ao aumento de peso e do risco de câncer.

5. Não consuma álcool

  • A recomendação geral é de não consumir bebidas alcoólicas. Caso ingerir, reduza a quantidade. Não acredite no ditado popular que um cálice de vinho por dia faz bem. Exitem inúmeros estudos que comprovam que o álcool é toxico em qualquer dosagem.

Por onde começar a prevenção?

Costumo dizer que aprender a comer e incluir alimento mais saudáveis retirando os alimentos super processados já é um grande passo, mas infelizmente não é tudo. Para iniciar uma nova fase em sua vida, o primeiro passo é fazer uma faxina no seu organismo e o segundo passo é incluir suplementos. Já falamos da inportância dos suplementos em outo post, Leia AQUI, (A suplementação com vitaminas e minerais é necessária?)

Comece eliminando as toxinas que prejudicam o pleno funcionamento do seu corpo.

Para isso, eu gosto da proposta do Detox Kriyá. Com esse programa, você faz uma verdadeira faxina e fortalece a capacidade natural do organismo. O Detox Kriyá não é laxante e pode ser repetido quando quiser.

Equilibrado com vitaminas e minerais, ajuda a eliminar as toxinas ao oferecer todos os nutrientes essenciais para facilitar o processo de desintoxicação do organismo.

Depois de limpo, faça escolhas de alimentos mais saudáveis e introduza nutrição celular para manter seu corpo em equilíbrio. Além de escolher melhor os alimentos, os métodos de preparo e conservação dos alimentos também devem ser considerados na prevenção do câncer. 

A atividade física ocupa um papel importante na proteção contra diversas formas de neoplasias, inclusive os de mama, cólon e endométrio.

Ao combinar uma alimentação equilibrada, nutrientes, detox e a prática de exercícios físicos, você terá uma vida mais saudável, com mais qualidade de vida e menos doenças.

Quer saber mais? Tire suas dúvidas comigo.
Bianca Enricone - Consulta - Foto Divulgação
Bianca Enricone – Consulta – Foto Divulgação

Siga a Dra. Bianca Enricone nas Redes Sociais:

Facebook 

Instagram 

YouTube

Fotos: Divulgação / Arquivo Pessoal

Fonte: Bianca Enricone
Assessora de Imprensa

Leia também: Como as emoções afetam os órgãos e causam doenças físicas

Compartilhar Post:

6 respostas

    1. Cada um precisa de uma determinada composição. Podemos a valiar através do exame de biorreesonância magnética quântica qual ou quais os necessários para o seu caso.

  1. Parabéns Bia pela conscientização que nos traz a importância de mudar nossos hábitos alimentares em pequenos detalhes ,para que haja melhor qualidade de vida, vivermos por mais tempo e saudáveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros Artigos

Precisa de ajuda?